quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

E agora?


Certa vez alguém me disse: “A vida é feita de escolhas”. Acredito que a maioria de nós se também não disse, ouviu isso em algum momento da vida. Escolhas...

Fazemos escolhas o tempo todo. Escolhemos a roupa para vestir, as atividades do dia a cumprir, o canal de TV ou o site a visualizar, o time a torcer (e alguns até fazem uma péssima escolha!). São coisas simples assim que demonstram como nossa vida é feita de opções. Por falar nisso, sabemos que a
adolescência é uma etapa de muitas escolhas e descobertas. Escolhemos para descobrir e, às vezes, descobrimos para só depois aprendermos a escolher melhor. Que coisa! Como escolhas podem trazer consequências que não imaginamos!


Conheço pessoas que por uma opção errada desperdiçaram ricas oportunidades na vida e, em alguns casos, a vida por completo. As Sagradas Escrituras falam sobre isso: “Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte.” (Provérbios 14:12). Interessante como a Bíblia tem esse poder de desvendar a nós aquilo que não percebemos tão claramente. Como ela consegue facilitar as coisas para aquele que tem um coração pronto a aprender. Para mim, em outras palavras esse texto de provérbios diz: “Cuidado, o que parece liberdade pode ser uma enorme prisão!”

Nesse sentido, se ligar nos riscos das propostas maliciosas, caminhos duvidosos, convites indecentes e atalhos que parecem vantajosos torna-se uma postura sábia de vida. E creio que embora a adolescência seja compreendida como uma etapa de aprendizado, ela também tem a capacidade de ser o momento decisivo na vida de alguém. Isso acontece quando o adolescente é sensível à Palavra de Deus ao ponto de enxergar nela uma rica fonte de sabedoria para suas decisões, um porto seguro em seus momentos de dúvida, um verdadeiro presente de Deus para sua vida onde encontra amor e salvação, compreensão e perdão.

Ela, a Palavra de Deus, é quem devemos usar como lentes para enxergarmos nitidamente a vida. Sem a Bíblia tudo fica confuso e relativo. O cristão não espera conduzir sua vida sobre algum ponto de vista. Aquele que está disposto a seguir a Cristo fielmente deseja viver e entender a vida sob o ponto de vista de Deus. E, não resta dúvida que a Bíblia é o ponto de vista de Deus sobre a vida, a partir dos diversos pontos que você possa imaginar.

O livro de Salmos é um texto da Bíblia que canta a vida. Nele aprendemos a celebrar a vida bem vivida ao lado do Senhor. Aproveito esse espaço para deixar a vocês, amados adolescentes da UAI, alguns versículos desse precioso livro: “Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra. Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos. Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti. Bendito sejas, Senhor! Ensina-me os teus decretos.” (Salmos 119:9-12).

Na hora da escolha, não pense duas vezes, a Bíblia é a melhor opção!

Um forte abraço em todos!

Pastor Carlos Nilton

Nenhum comentário:

Postar um comentário