sábado, 1 de dezembro de 2012

Uma questão de caráter


“Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.” (Ef. 4:30-32)

Bem galera, hoje vamos pensar um pouco sobre um assunto que já conversamos na nossa União, mas que é sempre bom lembrar e reforçar para que tenhamos respaldo em nossos valores e convicções.



A maledicência é uma semente que, quando não estamos atentos e vigilantes, permitimos que dê frutos. É capaz de especialmente – como escrito em Efésios – entristecer o Espírito Santo de Deus e estragar bons relacionamentos. Em sua essência, a maledicência significa: calúnia, insulto, falar pelas costas, impiedade, difamação e os seus frutos são a mágoa, o rancor e a divisão dentro do corpo de Cristo. Caluniar contra as pessoas é blasfemar contra Deus, porque foi Ele quem criou todas as coisas e, em minha decisão de mal dizer meu próximo, desmereço essa criação sem piedade.

Nós temos o privilégio, por meio da graça de Deus, de fazermos parte do Seu povo, por isso, precisamos agir como tais e refletir a imagem dEle em nossas escolhas e conduta. O nosso caráter precisa ter os frutos do Espírito Santo, e é obvio que a maledicência não faz parte disso. Como Paulo fala em Colossenses 3: “Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus.” (v.1), “mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar.” (v.8).

Sabemos que, em nossa caminhada cristã, é comum lutarmos todos os dias contra os hábitos da nossa velha natureza e que essa luta não é nada fácil. Mas, o começo dessa jornada inicia-se no próprio pensamento; ao habituar-nos a pensar de forma diferente e positiva sobre as pessoas a nossa volta. Ao evitarmos sermos críticos, com a ajuda de Deus, enxergaremos sob Sua ótica e consequentemente o hábito de pensar bem sobre todos, refletirá em nossa maneira de viver, uma vez que: “O homem bom tira coisas boas do bom
tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração". Lc 6:45

De forma prática, quando estivermos conversando com alguém devemos ajudar a pessoa a ter uma nova atitude, não partilhar desse momento e ter coragem de lembrar mutuamente: “falar isso não irá nos edificar e entristeceremos o Espírito Santo em nós”, ou, se bater aquela vontade de comentar sobre a vida de outra pessoa, refrearemos a língua e analisar:


  1. O que eu vou falar a seguir glorifica a Deus? (“Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.”) 1Co 10:31.
  2. O que eu vou falar edifica ao meu próximo? (“O homem perverso espalha contendas, e o difamador separa os maiores amigos.”) Pv. 16:28.


Para terminar, é natural às meninas (meninos, isso não significa que vocês devem deixar de avaliar e praticar tudo o que foi dito acima!), pelo simples fato de que temos maior necessidade de conversar com as pessoas, o bom e velho “colocar o papo em dia”. Às vezes, nos deixamos levar pela empolgação dessas conversas e, quando menos esperamos, a maledicência já tomou conta do pedaço. Queridas meninas, Deus nos ensina em Sua palavra que devemos “ser dignas (respeitáveis), não caluniadoras (mexeriqueiras, fofoqueiras), mas sóbrias e confiáveis em tudo.” 1Tm 3:11. Lembre-se que a linguagem edificante e piedosa é fruto de um coração genuinamente santificado. Então não perca a oportunidade de ser uma moça elegante e discreta, prudente no falar e agir, honrando a Deus em todos os momentos e áreas da sua vida.

Para reflexão deixo esses versículos para desafio de cada um e fixação:


  • A boca do justo profere sabedoria, e a sua língua fala conforme a justiça. Pv 37:30
  • Minha boca fala a verdade, pois a maldade causa repulsa aos meus lábios. Pv 8:7
  • Quem guarda a sua boca guarda a sua vida, mas quem fala demais acaba se arruinando. Pv 13:3.


Por fim, um reforço da antiga canção, que muitos conhecem e que fala muito aos nossos corações: ♪♫ “Cuidado boquinha com o que fala, cuidado boquinha com o que fala. O Salvador do céu está olhando pra você. Cuidado boquinha com o que fala!” ♪♫

Inaiane Gurgel

Nenhum comentário:

Postar um comentário