segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

O Messias não era "O Cara"


Estamos perto do Natal! Em contagem regressiva, contamos nos dedos os dias que faltam. E Natal só me faz pensar em JESUS.
Interessante que hoje, refletindo sobre isso, li o texto que Gabriel Casaes redigiu anteriormente - Exemplo de humildade - e tive uma epifania.
Sabe quando você tem uma brainstorm, tem um súbito momento de reflexão/compreensão/realização de alguma coisa? Tipo, quando aparece uma lâmpadazinha e você fala: “Agora tudo faz sentido!” ou “Como não pensei nisso antes!”ou “Putz! É mesmo!”? Bem, isso é uma epifania. É quando você junta a última peça do quebra-cabeças e consegue ver o todo.

Voltando, pude meditar que: Jesus, sendo TUDO, se resumiu a viver um NADA. Ele não era o cara.


1) Ele nasceu num lugar imundo...
Vey, eu já vi um parto normal. Vocês já viram? É lindo porque a gente se emociona, mas é nojento! Gosma cai no seu rosto se você não estiver de máscara; tem sangue do bebê; tem sangue da mãe; tem baby chorando... Um caos - fofo, mas não deixa de ser caos!
Imagina isso num lugar nojentão, cheio de bichos assistindo o parto. Imagina colocar um RN (recém-nascido) num local reservado para esses bichinhos fofos e babões comerem. Imagina um RN num lugar fedorento, com fezes (esterco, pra quem prefere sutilezas) desses animais espalhados pelo lugar onde você vai dormir.
Eu e você estamos em uma caminha cheirosa, com uma casinha limpa. Me desculpe se falar a verdade dói, eu e você não valemos NADA!  Ele, Rei dos Reis, o Príncipe da Paz, nasceu sem nossas regalias.

2) Ele viveu uma vida simples
Sobre isso, Biel descreveu bem no texto “Exemplo de humildade”(http://adolescentesibam.blogspot.com.br/2012/11/exemplo-de-humildade.html).
Jesus nos ensina que o reino dos céus é dos humildes (Mateus 5:3). Venhamos econvenhamos, “baixar a bolinha” não é algo que nos é natural. Sempre nos pegamos achando que somos os melhores: os mais fiéis, os mais legais, os mais pops, os mais bonitos, os mais inteligentes... Ele nos ensina a viver uma vida humilde com mais que palavras; Ele nos dava ações ["Vocês entendem o que lhes fiz? Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e com razão, pois eu o sou. Pois bem, se eu, sendo SENHOR eMESTRE de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz. Digo-lhes verdadeiramente que nenhum escravo é maior do que o seu senhor, como também nenhum mensageiro é maior do que aquele que o enviou. Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem" (João 13:12-17)].

3) Ele deixou a vaidade pra trás
Cara, Deus fez tanta gente bonita... Suas criações e criaturas são tãaaaomaravilhosamente, ilustremente LINDAS... E Jesus veio à Terra FEIO.
A Bíblia fala que Jesus não tinha beleza nenhuma no rosto [Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; NÃO TINHA BELEZA nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos (Isaías 53:2)].
Você acha mesmo que Deus tava se preocupando com isso? Deus poderia ter feito de Jesus o cara mais lindo dessa Terra, porque Jesus é seu filho ÚNICO, e, sendo um Deus que é o Rei da glória, Jesus deveria ser gloriosamente refletor da Grandeza e Beleza do Pai. Jesus poderia ter nascido mais lindo que Tom Cruise, Justin Bieber (“beleza está nos olhos de quem vê”), Ian Somerhalder, Chace Crawford, Mr. Darcy, Edward Ferrars, Edward Cullen, Tássio Lima – todos, exemplos de beleza entre homens da realidade e da ficção. Mas, vaidade pra Ele, não tem valor algum.
A gente acha Jesus lindo porque nós O amamos; Ele não era, todavia, nenhum pouco gatinho. Sua beleza não lhe somaria pontos de carisma com o público para chamar atenção e ser ouvido.

Enfim, esses são pontos de nossa vida que damos muita importância. Representam onde estamos inseridos na sociedade, nossa imagem, o dinheiro que temos (ou não temos), @s gatinh@s que desejamos ter como companheir@s de uma vida, o reconhecimento por quem somos, o medo de estar sozinho, a beleza que possuímos (ou nem tanto), a língua que nós afiamos todos os dias pra nos defender e/ou atacar alguém...
Jesus não se importava com nada disso. Seu foco era fazer o que Ele tinha sido designado a fazer.
Jesus, o Messias (= “Ungido”), o libertador prometido, cumpriu mais de 300 profecias durante sua vida. Só pra você ter ideia: Ele é descendente de Davi (II Samuel 7:12-13>> Mateus 1:1) e primogênito de Deus (Salmos 89:27 >> Lucas 1:34-35). Nasceu de uma mulher virgem (Isaías 7:14 >> Lucas 1:34-35) e em uma cidade chamada Belém (Miquéias 5:2 >> Mateus 2:1-2). Logo que nascesse, tentariam matá-lo (Jeremias 31:15>> Mateus 2:16) e teria que se refugiar no Egito (Oséias 11:1 >> Mateus 2:15).
Confira na sua Bíblia ;) Se maravilhe em conhecer Jesus!
JESUS é o FILHO DE DEUS! E nós fomos adotados por Deus através dEle [Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei, a fim de redimir os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a adoção de filhos (Gálatas 4:4-5)].
Vamos agir então de acordo com o exemplo de nosso irmão mais velho, nosso redentor, nosso libertador, nosso MESSIAS! :)

Que durante esse período de Natal, você possa se achegar mais junto de Deus. Converse mais com Ele, analise sua vida com a de Jesus, estabeleça pontos nos quais você deve crescer e siga no caminho de mudança junto com Ele. Seja humilde. Ser humilde é saber bem que você é, ter auto-consciência sincera, saber quais são suas limitações.Reconheça seus erros, confesse pecados e obedeça à voz de Deus.
Se você tem se afastado dEle, aproveite o momento! Ele te chama. Lembre-se de que Jesus não foi enviado à toa, mas Ele teve um propósito: Ele veio atrás de você e de mim pra nos salvar e dar vida eterna!

Talita Cezar

4 comentários:

  1. Tássio Lima? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, aiai viu Talita... - Matheus Marins

    ResponderExcluir
  2. De qualquer forma, muito bom! Parabéns pelo trabalho que vocês tem feito!

    ResponderExcluir
  3. Pelo amor né Tali? Tássio?! Mas muito bom texto, serve como uma '' pedrada '' para as pessoas que se firma em padrõezinhos fúteis que a nossa sociedade impõe

    ResponderExcluir