quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

O cristão precisa voltar a ser chato!


Durante muito tempo o cristão foi considerado uma pessoa chata. No entanto, nos últimos anos este quadro tem mudado, com o crescimento do número de igrejas e aumento da mídia gospel, de forma que o cristão tem perdido esse título (chato). Mas será que deveríamos perder essa característica?

Para a essa pergunta, vamos pensar sobre quais razões levavam os cristãos a serem taxados de chatos.  Se você perguntar a uma pessoa mais velha, como era um cristão ou como o mesmo era visto perceberá que o cristão era entendido como uma pessoa chata, ranzinza, que não se divertia, que não podia fazer nada, que se vestia de forma séria etc. Este perfil, que o caracterizava por se comportar, falar e viver de uma maneira diferente, para agradar a Deus, fazia com que várias pessoas dissessem que se fosse para viver daquela maneira, melhor seria continuar no mundo.
O convívio com essa visão do mundo, quanto ao corpo de cristo, fez com que a igreja buscasse formas de se livrar desse estigma. As atividades e cultos passaram a ser pensados com vistas a demonstrar que o cristão também se diverte e se alegra. Para isso os costumes cristãos passaram a ser influenciados por valores do mundo, a figura do show (apresentação com vistas a gerar entretenimento), passou a ser cada vez mais frequente, representando que o foco da igreja deixou de ser somente pregar a verdade.
O resultado dessa luta foi alcançado, nos deparamos hoje com astros da musica gospel em programas de televisão sendo entrevistados, para saber o que eles tem de diferente. Existe até um festival, nos moldes dos grandes eventos do mundo, que ocupa uma tarde inteira no canal de maior audiência do Brasil, para que os sucessos gospel possam ser cantados.
Tudo isso demonstra que a igreja alcançou o que queria. Entretanto, não seria demais se nos perguntássemos: seria essa a vontade de Deus? Quando o povo de Israel estava para conquistar Canaã, a Terra Prometida, Deus, por intermédio de Moisés, lhes deu uma série de instruções chamando a atenção para a santidade (separação), há um ensino claro para que os altares (locais de adoração) utilizados pelos moradores daquela terra fossem destruídos para que o povo de Israel não se contaminasse. Como demonstra o texto abaixo:
“Então disse: Eis que eu faço uma aliança; farei diante de todo o teu povo maravilhas que nunca foram feitas em toda a terra, nem em nação alguma; de maneira que todo este povo, em cujo meio tu estás, veja a obra do SENHOR; porque coisa terrível é o que faço contigo.
Guarda o que eu te ordeno hoje; eis que eu lançarei fora diante de ti os amorreus, e os cananeus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus e os jebuseus.
Guarda-te de fazeres aliança com os moradores da terra aonde hás de entrar; para que não seja por laço no meio de ti.
Mas os seus altares derrubareis, e as suas estátuas quebrareis, e os seus bosques cortareis.
Porque não te inclinarás diante de outro deus; pois o nome do SENHOR é Zeloso; é um Deus zeloso. 
Êxodo 34:10-14
             
Dessa passagem aprendemos que Deus não quer que nos utilizemos das formas mundanas para adorá-lo, ou seja, nós não devemos imitar as formas utilizadas no mundo. Nós devemos ser santos, visivelmente diferentes. Assim quando o cristão, tempos atrás, era considerado chato, ele era, na verdade, diferente e por consequência separado.
Assim, é preciso ter um enorme cuidado, para que não se perca a essência do evangelho ao tentar torná-lo legal. Enquanto Jesus fazia milagres e prodígios havia uma quantidade enorme de seguidores que o acompanhavam, no entanto, quando Cristo foi preso para a crucificação seus “discípulos” se dissiparam, sumiram. Assim, percebe-se que eles seguiam a Jesus, não pelo que ele era, mas única e exclusivamente, pelo o que ele fazia. Desse modo, devemos ter cuidado, pois quando atraímos pessoas pelos motivos errados (somente entretenimento), em verdade não as atraímos, já que, voltando a Cristo, seus seguidores de verdade foram os que se mantiveram firmes, mesmo em meio as dificuldades.
Logo, não devemos achar que a igreja está bem porque está cheia, mas devemos nos preocupar em pregar a palavra. Vale salientar, que não nos cabe saber quem está de fato ali pelo motivo correto, mas sim, nos preocupar em não camuflar a verdade, com o único intuito de atrair pessoas, por vezes abrindo mão de verdades bíblicas.
É preciso dizer que não devemos esquecer o que se conquistou até hoje, a vida cristã possui uma gama de possibilidades de diversão muito maior do que o período da “chatice”, mas não podemos também abrir mão de tudo que havia antes. É necessário que entendamos que não podemos ser legais o tempo todo, as vezes é necessário ser chato, dizer que algo está errado, se posicionar de forma a “destruir os altares do mundo”, marcando-se como uma pessoa diferente(santa).
Portanto, não tenha medo de ser o crente chato, por vezes é o que Deus espera que você faça. Muitos dizem que ser cristão é muito louco, mas as vezes ser cristão também pode significar ser muito chato.


Ebner Sena
                         

Um comentário:

  1. Pura verdade este artigo. Hoje para atrair pessoas, pregam um Evangelho light, para agradar a alma e não confrontar o pecado.

    ResponderExcluir